A girafa (Giraffa camelopardalis) é um mamífero da ordem dos Cetartiodactyla e da família Giraffidae.
Acredita-se que existam apenas uma espécie de girafa e nove subespécies, e essas habitam as regiões de florestas e savanas africanas.
A girafa é conhecida, principalmente, por seu longo pescoço, o que desperta muita a curiosidade e o fascínio por esse animal.
Seu padrão de pelagem que lembra um mosaico, castanho-avermelhado e creme, é único e muito utilizado no reconhecimento de indivíduos.

São exclusivamente herbívoras, se alimentando de folhas das copas das árvores, preferencialmente de Acacias, Mirra e Combretum.
Apresentam dimorfismo sexual, sendo os machos maiores do que as fêmeas.

Esses grandes animais não são territorialistas, bem como, gregários, vivendo em grandes grupos de até 50 indivíduos.
Porém, não são formados laços duradouros entre os membros do rebanho, sendo que estes grupos sociais são temporários e o único laço duradouro é aquele entre as girafas fêmeas durante a maternidade.
Essas fêmeas retornam para o local tradicional de procriação e têm suas crias junto com outras girafas fêmeas.

Durante a alimentação, o rebanho pode se espalhar por até um quilômetro de distância de um membro do grupo para outro, porém eles ainda conseguem manter contato visual entre si.

As girafas passam a maior parte do dia se alimentando (quase 20 horas) e quase não dormem.

Seu sono é altamente fragmentado em pequenos cochilos que duram por volta de 11 minutos.

Ao todo, dormem cerca de quatro horas por dia e geralmente o fazem de pé, o que facilita muito a fuga caso algum predador apareça.
Caso tenha se interessado pelas girafas, estas por certo podem ser um bom tema para sua coleção de selos, quase negativo siga procurando um que lhe agrade!