Goldfih é uma espécie de peixes de água doce pertencente à família dos ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem também as carpas.
Conhecido cientificamente como Carassius auratus Linnaeus é denominado vulgarmente pelos nomes de peixe-japonês, peixinho-dourado, peixe-vermelho, peixe-encarnado, ou ainda, quínguio (derivado do japonês kingyo ou kinguio).
Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro.
A sua origem é controversa, mas tudo indica que são originários do oriente, mais precisamente da China.
Ao redor dos anos 1500 começaram a ser exportados para o Japão, aonde passaram a ser criados.
Pela sua origem, são peixes sazonais, sentindo fisiologicamente cada estação do ano, e apresentando comportamento e desenvolvimento variado em cada uma delas.
Assim, os quínguio devem ser mantidos, em aquários, a temperatura ambiente, sem aquecimento artificial.
Os criadores do Havaí, para conseguir a reprodução desses peixes, chegam a simular o inverno colocando os peixes em aquários na geladeira, a uma temperatura de 6° C, por um período prolongado; …
… esse inverno artificial é fundamental para que os peixes se preparem para a chegada da primavera, quando a temperatura sobe bruscamente, desencadeando o processo de reprodução.
Sua alimentação deve ser variada, mas deve conter muita matéria vegetal e fibrosa.
Com a chegada da primavera deve ser aumentada a quantidade de alimentação, assim como a quantidade de proteína na dieta.