O Grupo de Visegrado (V4; em polonês/polaco: Grupa Wyszehradzka; em húngaro: Visegrádi Együttműködés; em tcheco/checo: Višegrádská skupina; em eslovaco: Vyšehradská skupina) é uma aliança entre quatro países da Europa Central (Hungria, Polônia, República Checa e Eslováquia) para fins de cooperação.
Seu nome deriva de um encontro entre os soberanos Carlos I da Hungria, Casimiro III da Polônia e João I da Boêmia, realizado em 1335, na cidade húngara de Visegrado, quando concordaram em criar novas rotas comerciais que evitassem Viena, facilitando o acesso a outros mercados europeus. Um segundo encontro teve lugar, sempre em Visegrado, em 1339.

O moderno V4 formou-se na mesma cidade, em 15 de fevereiro de 1991, durante uma reunião entre os chefes de governo dos países membros (que se tornaram quatro em 1993, após a divisão da Checoslováquia), com o objetivo de reforçar a cooperação e promover a integração do grupo à União Europeia. Essa estratégia mostrou-se bem sucedida. Os membros do grupo aderiram à comunidade europeia, ao lado de outros seis países, em 1 de maio de 2004, o que fez o V4 perder um pouco a importância.

Todavia a cooperação e a aliança entre os quatro países continuou em diversos campos — cultura, educação, ciência — além da área econômica. Em 1999 foi instituído o Fundo de Investimento Internacional de Visegrado, com sede na capital eslovaca, Bratislava. Por decisão dos chefes de governo dos países membros, desde 2005 o fundo tem um orçamento anual de 3 milhões de euros.
Os países do V4 têm as maiores economias entre os ex-comunistas da Europa.

Os selos postais, que ilustram nossa postagem de hoje, foram emitidos para celebrar os 30 anos desta entidade, celebrada em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui