A emissão postal, que ilustra a chamada desta postagem, foi lançada no dia 19 de outubro do corrente ano, no escritório do Ministério das Relações Exteriores da Guiana localizado em South Road, Georgetown, capital daquele país, como parte da comemoração dos 50 anos das relações bilaterais entabuladas com o Brasil.

Participaram do evento de lançamento o ministro das Relações Exteriores Carl Greenidge, a ministra das Telecomunicações, Catherine Hughes, o vice-chefe da embaixada brasileira Paulo Silos, dentro outras autoridades.
Greenidge, lembrou na cerimônia, que a Guiana estabeleceu relações formais com o Brasil em 26 de agosto de 1986, e os dois países desde então colaboraram estreitamente nas áreas de educação, saúde e cooperação técnica, …
Para entendermos melhor o que são estes 50 anos de amizade vejamos parte da reflexão do embaixador Aloysio Nunes Ferreira, em matéria publica no Correio Braziliense, onde lemos:
“Brasil e Guiana celebram, neste mês, 50 anos de relações diplomáticas, marcadas por amizade e compromisso com a paz e o desenvolvimento. Estabelecemos relações com a Guiana em 1968, dois anos depois de sua independência do Reino Unido. Esse reconhecimento precoce da independência do país vizinho, com o qual temos 1.600 quilômetros de fronteira, abriu caminho para a consolidação de vínculos cada vez mais fortes. O primeiro chanceler da América Latina a visitar a Guiana foi o ministro Mário Gibson Barbosa, em 1971. Desde cedo na vida independente da Guiana, entendemos a importância de nosso vizinho ao norte e a necessidade de sua plena incorporação à América do Sul, sem qualquer prejuízo de seus profundos laços com o Caribe. Essa visão continua válida e tem se traduzido em iniciativas benéficas para os dois países.” (de 31/08/2018)