Harry Houdini é o nome artístico de Ehrich Weiss. Nascido em 24 de março de 1874, em Budapeste, capital da Hungria.

Sua família chegou aos Estados Unidos em 03 de julho de 1878, a bordo do navio SS Fresia, quando Houdini tinha apenas quatro anos.

De infância pobre, Houdini foi obrigado a trabalhar desde cedo. Ele foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista e até trapezista. Atuou também como ferreiro e nesse ofício aprendeu os truques que mais tarde o transformariam no maior mágico ilusionista do mundo.
Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar.
E foi numa destas demonstrações de habilidade que ele morreu. Após apresentar-se para uma plateia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o “super tórax”, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e quase uma semana depois ele morreu, em um hospital de Detroit.
O funeral de Houdini realizou-se em 04 de novembro de 1926, em Nova York, com mais de duas mil pessoas presentes. Membros da sociedade de mágicos americanos compareceram a seu enterro no Cemitério Machpelah, no bairro do Queens.