A hiena é um mamífero originário da África e da Ásia. É parecida com o cão, mas não tem parentesco com ele. Existem três espécies, ou tipos, de hiena: manchada, listrada (ou rajada) e marrom (ou parda).
A hiena-manchada é conhecida por seu grito de caça, que se assemelha à risada humana.
As hienas podem ser de cor cinza, marrom ou amarelada. Algumas têm listras ou manchas.
Suas pernas dianteiras são mais compridas que as traseiras. A hiena-listrada é a maior espécie. As fêmeas listradas são maiores que os machos; elas medem 1,8 metro e pesam 80 quilos.
As hienas têm cabeça grande, com maxilares e dentes suficientemente fortes para esmagar ossos. A audição e o olfato excelentes ajudam-nas a encontrar as presas.
As hienas vivem em savanas com poucas árvores, abrigando-se em cavernas ou em túneis e tocas vazios. São mais ativas à noite e vivem sozinhas ou em bandos. No caso das hienas-manchadas, podem chegar a formar bandos de 80 animais ou mais. A comunicação é realizada por meio de sinais e sons.
As hienas costumam observar os leões enquanto eles comem. Elas se alimentam dos restos de cadáveres de animais como zebras e gazelas, depois que os leões terminam de comer. Elas próprias podem ter matado a presa na noite anterior, mas seus ruídos atraem os leões, que tomam posse da caça. As hienas então precisam esperar que eles terminem de comer.