Os encouraçados da classe Tegetthoff foram os primeiros navios de guerra com três torreões, construídos pelo Império Austro-húngaros às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Com seu extremo poder bélico, os encouraçados não tinham a menor condição de fazer manobras minimamente ágeis, com o risco de naufragarem. O seu peso extremo quando totalmente armados os obrigava a permanecer ancorados no porto, o que aconteceu durante praticamente toda a Primeira Guerra Mundial.
Nas poucas incursões destes navios pelo Mar Mediterrâneo, eles restaram atacados por vasos de guerra italianos e terminaram extremamente danificados ou naufragaram.

Foi o que ocorreu com o “St. Stephen” (Santo Stefano – navio que entrou em serviço em novembro de 1915), retratado nesta emissão húngara, lançada em 29 de junho, com valor facial de 800 florins. Este encouraçado acabou afundado, perto da ilha de Premuda, na Dalmácia, quando atacado por torpedos lançados por duas lanchas italianas, nas primeiras horas do dia 10 de junho de 1918, custando 89 vidas das 1.087 pessoas a bordo.
O trabalho gráfico deste lançamento postal é de autoria de Imre Benedek, onde o navio aparece em duas apresentações: uma viajando, na imagem maior e outro afundado, na menor.