O Magyar Posta emitiu, no último dia 24 de junho, o selo postal que agora apresentamos, para comemorar o centenário da fundação do seu banco central, o Magyar Nemzeti Bank. Ao longo dos últimos cem anos, a instituição utilizou sua experiência para ajudar o país a prosperar.
A fundação de um banco central independente foi primeiramente solicitada com o início da Revolução de 1848. Eventualmente, o Magyar Nemzeti Bank, na forma de uma sociedade anônima, iniciou suas atividades em 24 de junho de 1924. Seu primeiro presidente foi Sándor Popovics. O banco central independente estabilizou a coroa, que havia se tornado inflacionada após a Primeira Guerra Mundial, e então emitiu uma nova moeda, o pengő. Também gerenciou a dívida pública, controlou o fluxo de crédito no país e influenciou a operação do sistema bancário. A gestão das divisas estrangeiras também foi colocada sob sua responsabilidade. Após a Segunda Guerra Mundial, o valor do pengő caiu drasticamente e a taxa de depreciação aumentou de maneira alarmante. A reserva de ouro salvaguardada pelos funcionários da instituição no final da guerra garantiu as bases para a estabilização bem-sucedida com a ajuda do Magyar Nemzeti Bank em 1946 e a introdução de uma nova moeda, o forint. Após a nacionalização, a partir de 1948, o sistema bancário tornou-se de nível único, e o banco desempenhou funções estatais e comerciais. Um sistema bancário de dois níveis foi restaurado em 1.º de janeiro de 1987. Grande parte do aparato, da rede de agências e da clientela dos novos bancos comerciais foi transferida do Magyar Nemzeti Bank para essas instituições financeiras emergentes.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

O selo comemorativo emitido para imortalizar postalmente estes cem anos de história, com tiragem de 40.000 cópias, mostra uma das composições escultóricas da fachada do edifício do Magyar Nemzeti Bank, bem como, o logotipo do centenário. Trata-se de um trabalho do artista gráfico Ferenc Szabó, com impressão sendo realizada por ANY Security Printing Company.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui