“O Gruffalo” é uma obra literária, dirigida ao público infantil, de autoria da escritora e dramaturga inglesa Julia Donaldson (16 de setembro de 1948), sendo ilustrada pelo alemão Axel Scheffler. O livro, publicado em 23 de março de 1999, narra-nos as aventuras de um ratinho, o protagonista do enredo, que usando de sua astúcia e criatividade, vai idealizando um monstro horrível e assustador, o Gruffalo. A personagem central se diverte, ao longo da trama, espantando seus predadores, usando para tal a criatura idealizada.
Assim o esperto rato diz à raposa que a mesma assada é o prato favorito da fera! Informa, por outro lado, a coruja que Grufallo gosta mesmo é de sorvete feito dela.
No correr da história a fera idealizada, para espanto do ratinho, ganha vida, aparecendo personificada à sua frente.
A narrativa, em suma, é uma divertida fábula sobre os poderes da imaginação, da astúcia e da superação das dificuldades da vida.
Trata-se do livro ilustrado mais vendido do Reino Unido em 2000, sendo eleito a Melhor História de Ninar, em 2009. O mesmo já vendeu mais de 14,5 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzido para mais de 84 idiomas.
Este ano a obra comemora 20 anos e o Royal Mail resolveu marcar a ocasião com a emissão da bela série, composta de dez selos, que ilustra nossa postagem de hoje. Seis dos selos são produzidos a partir da história original e seguem a jornada do ratinho através da floresta escura, e quatro outros são ilustrações completamente novas, todas de autoria de Axel Scheffler. A emissão foi lançada no último dia 10 de outubro.
Cabe lembrar, antes de concluir, que não é a primeira vez que a obra é objeto de um selo postal. A Alemanha emitiu um único selo, com valor facial de € 0,70, em 1º de março deste ano, mostrando os cativantes personagens do livro.