A herança dos Vikings é o tema da série que o Royal Mail lançou no último dia 20 de fevereiro. A emissão foi produzida para marcar o quadragésimo aniversário do Jorvik Viking Centre, localizado em York.
Os oito selos que compõem a nova série mostram artefatos e lugares significativos da cultura deste povo:

✅ uma espada de ferro, prata e cobre, assim como um penny de prata cunhado em York (primeira classe, montando atualmente em 1,25 libras);

✅ um broche confeccionado em prata encontrado em Penrith, Cumbria, e o Priorado de Lindisfarne, em Northumberland (ambos a 1,00);

✅ os restos de um assentamento em Jarlshof, nas Shetland, e um pente com estojo de chifre proveniente de Coppergate, York (valores de 2,00);

✅ um broche de bronze dourado encontrado em Pitney, Somerset, e uma lápide Hogback de Govan Old, Glasgow (exemplares a 2,20).
Cabe contextualizar que a escavação de Coppergate, que começou em maio de 1976, levou diretamente à criação do Jorvik Viking Centre no local da mesma, para exibir as descobertas e recriar a paisagem urbana da Era Viking em York — incluindo os seus sons e cheiros — tudo baseado em pesquisas detalhadas.
Quando foi inaugurado, o centro teve um impacto global. Mostrou que o mundo viking era baseado em mais do que violência, contando com uma história complexa de assentamento, fabricação e comércio.
Inaugurado em 1984, o Jorvik recebeu 900.000 pessoas durante seu primeiro ano de operação. Ao longo das décadas seguintes, e após três atualizações, o centro entreteve e interagiu com mais de 20 milhões de visitantes, incluindo crianças.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Além da equipe do Jorvik Viking Centre, o Royal Mail, na confecção desta emissão, também trabalhou em estreita colaboração com o Dr. Gareth Williams e Thomas Williams, dois especialistas de renome mundial na cultura viking.
David Jennings, CEO da York Archaeology, a instituição de caridade que opera o Jorvik Viking Centre, acerca da emissão observou que:

“As descobertas em Coppergate mudaram fundamentalmente nossa compreensão de como os vikings viviam na Inglaterra e o Jorvik Viking Centre colocou a herança nórdica de York no mapa internacional. Após mais de 40 anos e com mais de 20 milhões de visitantes passando por nossas portas é uma verdadeira honra sermos apresentados nesses selos e fazermos parte desta celebração única da cultura viking.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui