Em 28 de outubro, o Grupo Nexo entregou, num concorrido evento, realizado na cidade de Madrid, nas dependências da “Real Casa de la Moneda”, os prêmios aos ganhadores da terceira edição da NexoFil – melhores selos emitidos durante o ano de 2015.

(foto disponibilizada no site da FESOFI)

Cabe considerar que esta premiação é atribuída pela mais antiga e conceituada revista espanhola de filatelia e de numismática “ El Eco”, que é publicada ininterruptamente há 72 anos.

O corpo de jurados deste prêmio é composto por indivíduos independentes, de mais de 20 países, todos envolvidos na área filatélica, desde peritos filatélicos, jurados, jornalistas, representantes de federações nacionais, como também, editores de catálogos.
O selo emitido pelos Correios de Israel, comemorativo ao Ano Internacional da Luz, cuja imagem encontra-se reproduzida na chamada desta postagem, foi escolhido como o melhor de 2015 (“The Best Stamp of the World”), ficando em segundo lugar um selo sueco dedicado a Ingrid Bergman e em terceiro uma emissão da Croácia, retratando navios do mar Mediterrâneo.

Da mesma forma, dois selos portugueses, emitidos pelos CTT em 2015, também foram agraciados com prêmios. Trata-se do selo “Ano Internacional dos Solos” que recebeu o prêmio de Melhor Design, o 1º prêmio de concepção da arte final, e do selo “Bordados da Madeira”, na versão autoadesivo, que foi considerado o 2º melhor selo do concurso na rubrica “Inovação”. O primeiro selo em questão foi ilustrado por Pedro Ferreira e mostra-nos uma planta, a terra, flores e legumes. O selo “Bordados da Madeira” é da autoria da Folk Design.

O correio de Liechtenstein, por sua vez, é o que acabou recebendo o 1º lugar no mesmo quesito inovação, com a emissão Ano Internacional da Luz.

O selo coreano, a seu turno, que tem a imagem de uma folha reproduzida abaixo, referente ao VII Foro Mundial da Água foi considerado o selo com o formato mais original de todo o certame.

O quadro completo das premiações pode ser visto na imagem abaixo:

(Imagem coletada no blog Actualidad filatelica de Juan Pablo Aguilar Andrade)

Caso nos detenhamos na análise deste quadro, veremos que a única peça proveniente das Américas que mereceu um primeiro lugar nesta premiação, foi o correio do Uruguai, na categoria melhor bloco, com a emissão intitulada “Humedales para nuestro futuro”, cuja a imagem segue adiante.

O Comitê Organizador do evento informou que já está lançada formalmente a quarta edição do Prêmio Internacional Nexofil 2017, que terá a revelação dos ganhadores no próximo ano. Esperamos e vejamos qual será “The Best Stamp of the World”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui