O correio italiano emitiu a série “patrimônio natural e paisagístico”, no dia 06 de julho último, que ilustra a chamada desta postagens. A série, como vemos, é composta por quatro selos postais dedicados ao turismo (com emissões italianas anuais desde 1974), onde são referenciadas as seguintes cidades:
✅ Grado (Friuli-Venezia Giulia),
✅ Pineto (Abruzzo),
✅ Soverato (Calabria) e
✅ Grammichele (Sicília).
Os novos selos, impressos pelo “Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato S.p.A”, são autocolantes e tem o valor nominal substituído pela letra “B”, o que significa que servem para custear o porte básico italiano (normal), agora no valor de 1,10 euros. Cada um conta com uma tiragem de seiscentos mil exemplares, impressos em folhas com vinte e oito unidades. Os esboços são de autoria de Isabella Castellana para os selos dedicados a Grado e Soverato e de Fabio Abbati para os selos dedicados a Pineto e Grammichele.
Nos selos podemos ver basicamente:
✅ Grato: a ilha de Barbana com o Santuário da Madonna di Barbana;
✅ Pineto: um panorama em que se destaca a Torre di Cerrano;
✅ Soverato: uma vista em que se ergue a Torre de Santa Maria di Paliporto, também conhecida como a Torre de Carlos V;
✅ Grammichele: uma perspectiva com a Prefeitura e a Igreja de San Michele Arcângelo; no canto superior esquerdo vimos representado o mapa original da localidade, datado do século XVII.