“Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?” (Marco Túlio Cícero)

Em 63 a.C., Marco Túlio Cícero, o maior filósofo romano de todos os tempos, ocupava o posto de cônsul, cargo máximo do Senado, quando descobriu que um de seus pares organizava uma conspiração para assassiná-lo.

O mentor do complô era o senador Lúcio Sérgio Catilina, nobre arruinado por dívidas que contava com o apoio de outros homens ricos e militares igualmente debilitados financeiramente para tomar o poder.
Ao se inteirar dos planos de seu adversário, Cícero convocou uma reunião do Senado e proferiu o primeiro de seus quatro célebres discursos contra Catilina, que ficariam conhecidos como Catilinárias.
A intervenção de Cícero se tornou um clássico da política e passou a ser invocada ao longo dos últimos 2 mil anos sempre que um homem público atenta contra o interesse geral da população.
Tomadas como um exemplo de correção no exercício do poder público, as Catilinárias revelam, na verdade, um momento muito específico da história de Roma: aquele em que a República aristocrática lutava para resistir às investidas de generais e políticos amparados por um poder militar cada vez maior.

(Carimbo Comemorativo)

Por fim, Cícero conseguiu sufocar a revolta de Catilina e deu uma sobrevida de mais alguns anos à República romana.
O regime, porém, seria finalmente ferido de morte quando Júlio César cruzou o rio Rubicão e invadiu a península Itálica com suas legiões em 49 a.C..

Como parte da série “patrimônio artístico e cultural italiano”, os Correios da Itália, lançaram no dia 15 de novembro último, uma emissão postal dedicada à memória do artista Cesare Maccari (09 de maio de 1840, Siena, Itália – 07 de agosto de 1919, Roma, Itália).

(Carimbo Comemorativo)

Com tiragem de cem mil exemplares no que concerne o bloco comemorativo e quinhentas mil cópias no que diz respeito ao selo postal, a mesma objetiva fazer frente a tarifa postal classe B, que atualmente monta em 1,10 €.
O desenho reproduz um detalhe do afresco “Cicerone inveisce contro Catilina” (Cicerone railes against Catilina), que faz parte de um ciclo pictórico criado pelo pintor homenageado, entre os anos de 1881 e 1888, obra esta que encontra-se na sede do Senado da República Italiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui