O MAXXI Museu nacional das artes do século XXI é uma Fundação constituída pelo Ministério dos Bens e Atividades Culturais da Itália. É a primeira instituição nacional dedicada à criatividade contemporânea pensada como um grande campus para a cultura e acolhe dois museus:
– o MAXXI Arte e
– o MAXXI Arquitetura.
A programação das atividades – exposições, workshops, colóquios, laboratórios, espetáculos, projeções, projetos de formação – reflete a vocação do MAXXI para ser não apenas um local de conservação e exposição do patrimônio mas também, e sobretudo, um laboratório de experimentação e inovação cultural, de estudo, investigação e produção de conteúdos estéticos do nosso tempo.
As coleções permanentes dos dois museus são incrementadas quer através da aquisição direta de obras, quer através de projetos de subcontratação, concursos temáticos, prêmios dirigidos às gerações mais jovens, donativos e atribuições.
Uma impressionante obra arquitec=tônica serve de a sede para o MAXXI, com formas inovadoras e espetaculares, projetada por Zaha Hadid no bairro Flaminio de Roma.
O complexo – com os seus cerca de 27 mil metros quadrados – constitui-se num espaço urbano aberto, articulado e ‘permeável’ à passagem.

Para comemorar o décimo aniversário do museu MAXXI de Roma, aberto ao público em 30 de maio de 2010, o Ministério do Desenvolvimento Econômico emitiu o selo que ilustra nossa postagem de hoje, integrante da série Excelência em Conhecimento. Foram produzidos 400.000 exemplares impressos pelo ‘Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato’, em rotogravura, em papel branco, neutro, autoadesivo e não fluorescente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui