O Ente Nacional de Proteção Animal (Ente nazionale per la protezione degli animali – ENPA) é a mais antiga e uma das maiores associações italianas de bem-estar animal.
Difundido em todo o país, a entidade tem como objetivo fornecer proteção aos animais. É uma associação privada, formalmente uma organização sem fins lucrativos de utilidade social, reconhecida como “associação de proteção ambiental” pelo Ministério do Meio Ambiente da Itália. É membro da Federação Italiana de Direitos dos Animais e Associações do Meio Ambiente.
O emblema da mesma, que aparece na emissão, consiste em uma cruz romana azul sobre um fundo branco com bordas pretas. Ao redor da cruz estão as letras “E” (canto superior esquerdo), “N” (canto superior direito), “P” (canto inferior esquerdo) e “A” (canto inferior direito), que constituem a sua sigla.
A sua origem remonta a 1.º de abril de 1871, ano em que Giuseppe Garibaldi, que também aparece na vinheta da nova emissão, a convite explícito de uma nobre inglesa, Lady Anna Winter, condessa de Southerland, encomendou ao seu médico pessoal, Dr. Timóteo Riboli, com um consultório em Turim, para estabelecer uma instituição de proteção aos animais, incluindo a Sra. Winter e Garibaldi como membros fundadores e presidentes honorários. Assim nasceu a Real Sociedade para a Proteção dos Animais, com escritório temporário em Torino, no primeiro andar do n.º 29 da via Accademia Albertina.
A novidade filatélica, com tiragem de trezentos mil exemplares, é de autoria de Paolo Caciagli. A mesma tem tarifa referente a classe “B”, o que atualmente monta em 1,10 euros, é objetiva custear o envio de um postal ou de uma carta normal de até vinte gramas, em solo italiano.