Para a série temática “As Excelências do espetáculo”, a Poste Italiane emitiu três selos para homenagear os gigantes do cinema italiano, no centenário de seus nascimentos. Os desenhos são de autoria de Maria Carmela Perrini para o selo dedicado a Giulietta Masina, de laudia Giusto para o dedicado a Alida Valli e de Giustina Milite para a emissão dedicada a Nino Manfredi.

Saturnino “Nino” Manfredi, nascido em Castro dei Volsci, na província de Frosinone, aos 22 de março de 1921, foi um ator italiano muito proeminente no gênero da commedia all’italiana.
Estudou Direito antes de atuar no teatro juntamente a Vittorio Gassman e Tino Buazzelli, especialmente em papéis dramáticos. Em 1949 ele atuou no Piccolo Teatro di Milano sob a direção de Giorgio Strehler, em tragédias como Romeu e Julieta e The Storm.
Manfredi fez sua estreia no cinema em 1949 e mais tarde também trabalhou como diretor. Também compôs canções para a trilha sonora de um de seus filmes. Ele atuou em filmes e na televisão por muitos anos, até pouco antes de sua morte, aos 83 anos, ocorrido em Roma, no dia 04 de junho de 2004.

Giulietta Masina, nome completo Giulia Anna Masina, nasceu em San Giorgio di Piano, no dia 22 de fevereiro de 1921. Foi uma atriz de cinema italiana e esposa do cineasta Federico Fellini.
Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte de sua adolescência em Roma com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e durante os estudos cultivou a paixão pela atuação: desde a temporada 1941 – 1942 participou em vários espetáculos de prosa, dança e música no teatro universitário.
Em 30 de outubro de 1943 casa-se com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afetiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.
Em 1946 estréia no cinema, com um brevíssimo papel na obra prima de Roberto Rossellini Paisà. Dois anos mais tarde, obtém o primeiro importante papel no filme Senza pietà de Alberto Lattuada.
Todavia, é com seu marido que a atriz alcança a fama internacional com o papel de Gelsomina no filme La strada (1954). Em 1957 alcançou o ápice de sua carreira interpretando Cabiria no filme Le notti di Cabiria, que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Faleceu em Roma, no dia 23 de março de 1994.

A atriz Alida Maria Altenburger nasceu em Pola, na Ístria italiana, hoje território da Croácia, no dia 31 de maio de 1921.
Abandonou os estudos para dedicar-se à sétima arte. Em 10 anos, interpretou mais de 25 filmes na Itália, França e Estados Unidos.
Estreou no filme The Feroce Saladino. Foi casada com o musicista Oscar de Mejo do qual divorciou-se em 1950 após o nascimentos de 2 filhos.
Faleceu em Roma, no dia 22 de abril 2006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui