Os Bronzes de Riace (Bronzi di Riace) são duas estátuas de bronze encontradas no mar Jônico a cerca de 6 a 8 metros de profundidade, por Stefano Mariottini durante as suas férias em 16 de agosto de 1972. Atualmente podem ser vistas no Museu Nacional da Magna Grécia (Museo Nazionale della Magna Grecia), localizado na cidade de Reggio Calabria, no extremo sul da Itália.

São duas magníficas obras de arte, datadas por volta do século V a.C., exemplos da antiga escultura grega, pertencentes ao período transitório entre a escultura grega arcaica e o antigo estilo clássico, dadas sua geometria idealizada, apesar de seu aparente “realismo”. Uma delas é atribuída a Fídias, considerado o maior escultor da Grécia Antiga.

(Carimbo Comemorativo)

A Posta Italiane emitiu, no último dia 12 de dezembro, o selo postal válido para correio normal, que ilustra a chamada desta postagem, com as referidas estátuas. Esta novidade filatélica faz parte dos eventos que marcam o 50.º aniversário desta grande descoberta.

Cabe observar que não é a primeira vez que a operadora postal italiana referencia estas estátuas, como podemos ver nas imagens acima, vez que as mesmas já ilustraram uma série emitida em 1981.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui