A Ducati está de volta ao universo da filatelia com uma nova conquista!

No dia 31 de maio de 2008, foi lançado um selo de 0,60 euros em homenagem à vitória no Campeonato Mundial de MotoGP daquele ano.

Agora, em 2023, mais precisamente no dia 09 de junho, a Ducati recebe outra homenagem da Poste Italiane com o lançamento do selo “Azona3” em comemoração à vitória da Desmosedici Gp22, pilotada por Francesco Bagnaia, no Campeonato Mundial de MotoGP do ano passado. Esse novo selo, tem valor facial de 5,50 euros, permitindo o envio de uma correspondência prioritária de até cinquenta gramas para a Oceania.
Nesta nova emissão filatélica, ao lado da moto, está representado o logotipo que sintetiza essa façanha. Foram produzidos 524.000 selos autoadesivos em folhas de 28 exemplares.
A história da Ducati remonta a 1926, quando a família Ducati fundou a empresa Rádio Brevetti Ducati em Bolonha, com o objetivo de fabricar componentes para a indústria emergente de transmissões de rádio. A empresa começou em uma pequena residência com dois operários e uma secretária, mas obteve um sucesso extraordinário. O CEO da atual empresa Ducati Motor Holding, Claudio Domenicali, explica isso no edital da emissão. Em apenas dez anos, a empresa empregava milhares de trabalhadores e inaugurou uma grande fábrica em Borgo Panigale. No entanto, durante a guerra, a fábrica se tornou alvo de bombardeios aliados, sendo destruída em 12 de outubro de 1944. A partir dos escombros, iniciou-se o processo de reconstrução e, a partir de 1946, a empresa entrou no setor de motocicletas, tornando-se um dos nomes mais reconhecidos e desejados no mundo das duas rodas.
No final dos anos 1950, a Ducati ingressou no mundo das competições, participando de numerosos eventos nacionais e internacionais.
Em 1960, a fábrica entrou para a história do motociclismo, após produzir a moto mais rápida 250 cc.
Em 1970 começou a fabricar grandes motos com cilindragem maior.

Feita toda esta contextualização histórica, cabe ainda dizer, antes de concluir esta postagem, que o ano de 2022 foi incrível para a Ducati, com a conquista da “tríplice coroa”. A fabricante de Bolonha sagrou-se campeã mundial, pela primeira vez na sua história, na MotoGP e no Mundial de Superbike (SBK), vencendo os títulos de pilotos, construtores e equipes em ambas as competições, na mesma temporada. Em síntese, foi um “triunfo sem precedentes”.
















