Inserido no contexto das “excelências do sistema produtivo e econômico”, a emissão do Poste Italiane, lançada no último dia 17 de setembro, que hoje resenhamos, é dedicado à Itália como convidada de honra, em 2024, na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que ocorrerá no período compreendido entre 16 a 20 de outubro.

Do ponto de vista tarifário, é uma “B zona1” que monta atualmente em 1,30 euro; valor que permite enviar um cartão postal ou uma carta ordinária até vinte gramas na Europa ou no Mediterrâneo.
A novidade tem tiragem de 250.020 exemplares dispostos, no que pertine o selo, além de 90.000 blocos comemorativos.
O desenhista Matias Hermo foi o responsável pelo trabalho. O selo reproduz o logotipo criado para a ocasião onde podemos ler a expressão “radici nel futuro” (raízes no futuro). O bloco inclui ainda Dante Alighieri e Alessandro Manzoni com promotores do evento.
Segundo podemos ler no edital da emissão, assinado por Mauro Mazza, comissário extraordinário do Governo para o coordenação das atividades relacionadas à participação da Itália, como país convidado, na Feira do Livro de Frankfurt 2024:
“é o lugar por excelência para a troca de direitos editoriais e, a cada ano, reserva um lugar especial para um país diferente, celebrando sua cultura e destacando o melhor do panorama literário”.
A Itália retorna ao protagonismo deste evento trinta e seis anos após a participação anterior.
Mais adiante, na mesma fonte, acrescenta, trata-se de:
“um programa de atividades que é resultado de um trabalho em equipe realizado por várias instituições: o ministério da Cultura, o ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, o ministério da Agricultura, da Soberania Alimentar e das Florestas, a Embaixada da Itália em Berlim, a Associação Italiana de Editores, a Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas e o Centro para o Livro e a Leitura”.