Marsilio Ficino (1433-1499), foi um filósofo, médico, tradutor e presbítero italiano do Renascimento, nascido em Figline (Florença), sendo conhecido por suas contribuições significativas para a filosofia, a teologia e a astrologia. Ele foi o pai, bem como, um dos principais expoentes do Neoplatonismo, uma corrente filosófica que buscava integrar as ideias de Platão com a tradição cristã. Cabe observar que esta vertente contribuiu de maneira fundamental para a formação do pensamento, da cultura e da consciência ocidental italiana e europeia atual.
Acolhido na corte de Cosme, o Velho de Médici, este erudito dedicou sua vida ao estudo das obras de vários autores, traduzindo-as, comentando-as e escrevendo suas próprias obras. Entre suas versões mais importantes, cabe destacar a tradução em latim:
✅ dos “Diálogos” de Platão e
✅ das “Enéadas” de Plotino.
Escreveu de sua lavra a “Theologia platonica de immortalitate animorum”.
O selo que lhe presta homenagem apresenta um detalhe do afresco “Anúncio do anjo a Zacarias” de Domenico Ghirlandaio, cuja imagem vemos acima, presente na capela Tornabuoni de Santa Maria Novella, em Florença.
A emissão, lançada no último dia 18 de maio pelo Poste Italiane com tiragem de 250.020 exemplares autoadesivos, tem valor facial correspondente a classe “B” (que atualmente custa custa 1,25 euros), tarifa que permite enviar um cartão postal ou uma carta ordinária de até vinte gramas em território nacional.
Anteriormente, este pensador, tinha sido retratado em carimbos comemorativos da mesma autoridade postal agora emitente.