O selo, que ilustra esta publicação, lançado em 26 de maio último pelo Poste Italiane, recorda o centenário de nascimento do apresentador Michael Nicholas Salvatore Bongiorno (1924-2009), conhecido como Mike Bongiorno.
Sua trajetória profissional, conforme podemos ler no edital desta novidade filatélica, em texto assinado pela esposa Daniela Zuccoli e pelos filhos Michele, Nicolò e Leonardo:
“coincide com os primeiros anos da história da televisão, mas também com a do nosso país desde o pós-guerra até os dias de hoje; os dois planos se entrelaçam e não se pode falar de Mike sem falar dos acontecimentos que fizeram a Itália”.
O comunicador, ainda com base na mesma fonte, conseguiu desenvolver sessenta anos de carreira:
“mantendo-se puro, íntegro. Amante da experimentação e precursor dos tempos, ele criou, inovou e revolucionou o modo de fazer televisão; seu estilo pessoal influenciou muitas gerações de apresentadores e é lembrado com grande participação até hoje”.
Caracterizam-no as origens sicilianas, a infância em Nova York dos anos 20 e 30, a adolescência em Turim durante a Segunda Guerra Mundial, a estreia imprevista no rádio, os inúmeros programas de TV, as grandes paixões, especialmente o esporte e a montanha.
Pertencente à série temática “As excelências italianas do espetáculo”, com tiragem de 300.015 e valor facial correspondente classe “B” (1,25 euros), o selo conta com trabalho de Gaetano Ieluzzo, a partir de uma foto do personagem feita por Mario Dotti. A imagem da vinheta está enquadrada em uma tela de televisão. Acima da mesma podemos ler sua célebre expressão: “Alegria!”. A impressão foi realizada pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato S.p.A.