Nesta nova emissão do Poste Italiane, podemos ver o retrato de Alberto Manzi inserido entre uma torre de transmissão e uma televisão. A novidade foi produzida para homenagear este importante professor e educador, protagonista do programa da RAI “Non è mai troppo tardi ” (Nunca é tarde demais). O distinto mestre  esteve a frente do primeiro exemplo de ensino a distância para adultos que contribuiu significativamente para alfabetizar a população italiana.

(Carimbo Comemorativo)

Com tarifa correspondente a classe “B”, o selo destina-se a custear o envio de um cartão postal ou de uma carta comum de até vinte gramas no regime doméstico. A emissão foi lançada no dia 03 de novembro último com tiragem de 250.020 exemplares autoadesivos.
A criação do selo, impresso por Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato S.p.A., envolveu o Centro que leva o nome do personagem e a Assembleia Legislativa da Região da Emília-Romanha.
O homenageado nasceu em Roma em 03 de novembro de 1924, exatamente cem anos atrás, e faleceu em Pitigliano (Grosseto) em 04 de dezembro de 1997.
Segundo lemos no edital do selo:

“Foi um estudioso incansável, um professor de escola primária capaz de questionar práticas e procedimentos pedagógicos que a maioria aceitava sem pensamento crítico, foi escritor e divulgador científico, foi prefeito, e continua sendo uma memória inesquecível para todos os italianos que o conheceram através do programa de televisão ‘Non è mai troppo tardi’ nos anos 1960 e, posteriormente, com ‘Orzowei’, o segundo romance italiano mais traduzido depois de ‘Pinóquio'”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui