Após a emissão dedicada a Trento, capital europeia do voluntariado, título noticiado aqui no Blog noutra postagem, hoje é a vez de Pesaro, cidade localizada na costa do mar Adriatico, como capital italiana da cultura.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo governo italiano para estimular o turismo nos municípios escolhidos. Durante a cerimônia anual de lançamento, ocorrida em 20 de janeiro passado, o presidente da República, Sergio Mattarella, observou que:

“A Itália reúne um grande número de lugares de cultura: dos centros mais remotos até importantes cidades. Essa cadeia é muito mais que lugares expostos na vitrine, é a expressão da pluralidade das culturas que tornam nossa pátria tão atraente e que fazem nossa identidade ser inimitável”.

Ao longo do ano, Pesaro deve promover mais de mil eventos culturais, incluindo nos 50 municípios da província homônima.
O título de capital italiana da cultura foi instituído em 2015 e, desde então, já passou por cidades de norte a sul do país, como Cagliari, Siena, Mântua, Palermo e Parma. Em 2023, o mandato foi dividido entre Bergamo e Brescia, municípios da Lombardia duramente afetados pela pandemia de Covid-19.

(Carimbo Comemorativo)

Pertencente à série “O patrimônio natural e paisagístico”, trata-se de um selo da classe “B”, custando 1,25 euros, que permite o envio de um cartão postal ou carta comum de até vinte gramas dentro do país. A tiragem desta novidade, lançada em 26 de fevereiro, pelo Poste Italiane, é de 252.020 exemplares autoadesivos produzidos pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato S.p.A. A vinheta reproduz o renascentista Palácio Ducal, utilizando uma foto de Patrizio Mecchi, complementada pelo logotipo do reconhecimento.
Antes da conclusão desta postagem, vejamos, sequencialmente, um pequeno vídeo, produzido por “Occhio alla Notizia” (FanoTV), acerca deste selo postal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui