No dia 21 de maio passado, a autoridade postal italiana (Poste Italiane) lançou uma série de selos que exala cultura, memória e tradição. Trata-se de uma belíssima homenagem às “rievocazioni storiche”, isto é, as encenações (reconstituições) que, em diferentes pontos da Itália, mantêm viva a alma de um passado glorioso.

(Carimbo Comemorativo)

Os oito selos integram a série “As Excelências do Patrimônio Cultural Italiano” e representam festas e torneios medievais de relevância histórica e popular. Todos estes novos selos têm valor facial correspondente a classe “B” (1,30 €), sendo necessários para o envio de correspondências nacionais de até 20 gramas.
Cada selo foi emitido em folhas de 45 exemplares autoadesivos, com tiragem de 100.035 unidades por tema. Além disso, um bloco comemorativo com a série completa foi emitido, com tiragem de 100.000 cópias, unindo-os sob a silhueta da península italiana.

Os eventos representados são:
🔹 Palio di Siena – Inspirado no famoso cartaz de Dario Neri (1928), o selo retrata a tradicional corrida de cavalos entre as 17 contrade (bairros) de Siena, disputada duas vezes ao ano na icônica Piazza del Campo. Um símbolo da identidade toscana.
🔹 Palio di Asti – Com elementos estilizados da cidade e um cavalo em plena corrida, este selo recorda uma das mais antigas competições do país, cuja origem remonta a 1275. Criado por alunos do Liceo Artistico “B. Alfieri”, o selo traduz juventude e respeito à tradição.
🔹 Palio dei Normanni de Piazza Armerina (Sicília) – Uma encenação medieval com trajes de época que revive um episódio do século XI. O fundo do selo destaca a cúpula da catedral de Maria Santíssima das Vitórias.
🔹 Giostra del Saracino de Arezzo – Composto a partir do cartaz de 1934 de Vittorio Novarese, traz o cavaleiro “aretino” com seu estandarte, em uma disputa contra o “saraceno”, ecoando o orgulho  da Toscana.
🔹 Giostra della Quintana de Foligno (Úmbria) – O selo mostra um cortejo barroco exuberante que antecede o torneio. A competição em si, realizada em junho e setembro, remonta ao século XVII.
🔹 Giostra della Quintana de Ascoli Piceno – Um cavaleiro em pleno galope representa um dos seis bairros que participam da disputa. Ao fundo, o público em trajes medievais compõe a atmosfera da festa.
🔹 Palio di Legnano (Milão) – O selo mostra um carro cerimonial, puxado por seis bois brancos, com altar e músicos. É seguido por figurantes da “Companhia da Morte” e cavaleiros, lembrando os feitos da Batalha de Legnano (1176).
🔹 Palio del Golfo de La Spezia (Ligúria) – Uma vibrante representação da tradicional regata a remo entre 13 comunidades costeiras, que ocorre há um século no primeiro domingo de agosto. As bandeiras coloridas tremulam orgulhosamente na arte do selo.
Todos os selos foram impressos pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato em rotogravura, sobre papel branco autoadesivo com acabamento especial. Os artistas responsáveis são Fabio Abbati, Matias Hermo e Tiziana Trinca, além de coletivos escolares e autoridades locais que colaboraram na concepção visual.
Essa emissão é um verdadeiro passeio filatélico pela alma histórica da Itália, onde arte, memória e devoção popular se fundem em imagens vívidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui