A Universidade de Estudos de Bari “Aldo Moro” (UniBa) celebra, em 2025, seu centenário de dedicação à educação e à pesquisa. Para marcar essa importante data, foi lançado pelo Poste Italiane, no dia 15 de janeiro último, o selo comemorativo com valor facial correspondente a classe “B”, que agora resenhamos. A emissão postal, que custa atualmente 1,25 euros, pode ser usado para o envio de cartas ou cartões postais de até 20 gramas dentro da Itália. O mesmo integra a série “As Excelências do Patrimônio Cultural Italiano” e teve uma tiragem de 250.020 exemplares autoadesivos, organizados em folhas de 45 unidades.
A ilustração do selo destaca um detalhe do edifício principal da universidade, junto ao logotipo do centenário. Referenciando em seu nome a figura do ex primeiro-ministro Aldo Moro, a Universidade de Bari agora ocupa, além de seu prédio tradicional, o histórico edifício da Piazza Battisti, que já abrigou os Correios Centrais da cidade. Este edifício passou por uma cuidadosa restauração que preservou elementos originais, como escrivaninhas, relógios e inscrições em homenagem aos telegrafistas que perderam suas vidas em serviço.

O reitor da universidade, Stefano Bronzini, no boletim oficial desta novidade filatélica, disse que:
“Cem anos que demonstram o papel de protagonismo da Universidade na formação de tantas gerações que impulsionaram o crescimento cultural do Mezzogiorno e do país. Cem anos que descrevem como a Universidade de Estudos de Bari foi fundada com o desejo de olhar para o Oriente e, nos anos do pós-guerra, tornou-se protagonista da reconstrução cultural, social e econômica da cidade, da região e do país, sendo hoje um ponto de referência, graças também à sua ampla expansão. Cem anos construindo, tanto no campo da pesquisa quanto no da formação, sua vocação generalista. Cem anos que expressam todo o desejo de continuar sendo protagonista no novo milênio.”