Lavash (em língua turca, lavaş; língua azeri, lavaş; língua armênia, լավաշ; também grafado “lahvash”), ou simplesmente pão folha. É o pão típico da Armênia que mais tarde foi adotado em vários países da Ásia Central e Menor.

O mesmo está na lista representativa da UNESCO como parte do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

É um pão feito com farinha de trigo, sem levedura, o que permite que o mesmo seja bem fino. O mesmo fica seco em pouco tempo e pode ser armazenado durante vários meses; para ser consumido, basta ser salpicado com água, envolvido num pano de cozinha e em meia hora, o lavash está pronto para ser usado; pode então ser aquecido para acompanhar uma refeição, ou mesmo recheado.
Tradicionalmente, depois de estendidos, os lavash são ajustados às paredes do forno onde vão cozer; na Armênia, este forno é chamado “tonir”, no Irão, “tanur” e “tanduri” na Turquia. Uma questão cultural importante é que este pão é usado também nas cerimônias eucarísticas da Igreja Apostólica da Armênia.
Existe uma versão do Médio Oriente em que se faz “lavash” com levedura, para obter retângulos de massa, que podem ser usadas para enrolar recheios.