Georges Moustaki foi um destacado compositor e cantor.
Nasceu no Egito, em Alexandria, no dia 03 de maio de 1934. Filho de pais judeus gregos originários de Corfu, cresceu em um ambiente multicultural (judeu, grego, italiano, árabe, francês) e cedo se apaixonou pela literatura e pela canção francesas – particularmente por Édith Piaf.
Transferiu-se para Paris em 1951, onde trabalhou como jornalista e depois barman em um piano-bar, o que o levou a conhecer personalidades do mundo musical da época, como Georges Brassens, que terá grande influência sobre sua carreira e de quem adotou o nome artístico.
Em 1958, encontrou Édith Piaf. Para ela escreveu uma das suas canções mais conhecidas – Milord – e com ela viveu um rápido e intenso romance.
Em 1974, em homenagem à Revolução dos Cravos, gravou a canção Portugal, versão do Fado Tropical de Chico Buarque e Ruy Guerra, composta dois anos antes para a peça Calabar.

Merece destaque ainda na sua discografia a canção romântica “Le Facteu” (O carteiro), uma composição de Hans Bradtke e Manos Hadjidakis.
Faleceu, em Nice, em 23 de maio de 2013.

| Le Facteur
Le jeune facteur est mort C’est lui qui venait chaque jour Il est parti dans le ciel bleu Je t’aime autant que je t’aimais
Il n’ira plus sur les chemins Il est parti l’adolescent |
O Carteiro
O jovem carteiro está morto É aquele que vinha todos os dias Ele partiu no céu azul Eu te amo tanto quanto eu te amei Ele não passará mais nos caminhos Partiu o adolescente |
















