O Liechtensteinische Post emitiu a série, objeto da presente postagem, intitulada “Fanfarra”, numa homenagem às associações musicais do pequeno país.
A novidade filatélica, lançada no dia 🗓 03 de março 🗓 último, contou com o trabalho gráfico de Isabella Hutter. Nas vinhetas dos quatro novos selos autoadesivos, podemos ver instrumentos que referenciam o “tempo musical”:
🎵 1,00 franco – Movimento moderado, como um passo tranquilo
🎵 1,20 francos – Andamento moderado, equilibrado entre lento e rápido
🎵 1,90 francos – Rápido e animado, com vivacidade
🎵 2,50 francos – Muito rápido, em um ritmo ágil e enérgico
Segundo informações da entidade postal emitente, a iniciativa celebra uma tradição cultural fortemente enraizada no país. Suas origens remontam a 1862, quando cinco jovens se uniram para formar um grupo de instrumentos de sopro chamado “Musikgesellschaft Triesen”. Desde 1921, associações musicais especializadas estão presentes em dez dos onze municípios do território, culminando na fundação da Associação Musical de Liechtenstein em 1926. Anualmente, todas essas entidades se reúnem para um festival nacional.
Além dos ensaios e apresentações regulares, as associações musicais também se dedicam à formação de novos talentos. Enquanto, décadas atrás, os jovens aprendizes costumavam receber instrução diretamente de membros mais experientes, hoje eles têm a possibilidade de estudar seus instrumentos na Escola de Música do país. 🎼