Em 13 de outubro próximo se realizará, em Santiago do Chile, a LII Assembleia da Federação Interamericana de Filatelia (FIAF). Trata-se de um dos eventos programados para ocorrer no curso da EXFIL-2018, “Exposición Filatélica Continental” e “V Exposición del Pacífico Sur”.
Nesta oportunidade, consoante estabelecem os estatutos federativos, deverá proceder-se a renovação parcial do Conselho Executivo da entidade continental. Isto é, devem ser eleitos novo Presidente, Secretário, Tesoureiro e um conselheiro.
Havendo sido vencido os prazos estatutário, somente três países membros da federação apresentaram candidatos para os cargos antes arrolados, não havendo entretanto qualquer indicação para a Tesouraria.

A candidatura para a presidência da entidade foi apresentada pela “Federação Brasileira de Filatelia” (FEBRAF), que propõe a reeleição do advogado Luis Cláudio Fritzen. Em contato entabulado por e-mail, com este Blog Fritzen afirmou que suas prioridades nos próximos anos serão:
☀ concluir o processo de legalização federativa, com urgência,
☀ solucionar o problema das contas bancárias da entidade que estão no Canadá e o dinheiro depositado encontra-se “retido”,
☀ continuar com a renovação do quadro de jurados, já iniciada,
☀ manter cursos de atualização e congressos de área,
☀ introduzir a cartofilia como classe expositiva, …

A “Asociación Filatélica Ecuatoriana” (AFE) indicou o advogado Oswaldo Navas Tapia para o cargo de Secretário.

A “Federación Filatélica Cubana” (FFC), por sua vez, propôs a reeleição de José Raúl Lorenzo, como Terceiro Conselheiro.
Os indicados terão mandato de quatro anos no exercício de suas funções.
Ante a falta de candidato para a Tesouraria, o novo Conselho Executivo será encargado de preencher os cargos vacantes.