O novo livro do escritor português Carlos Freire de Oliveira apresenta-nos, sob o olhar filatélico, uma:

“variada e interessante série de organizações, públicas e privadas, nacionais e internacionais, generalistas e específicas, que enquadram as várias atividades de luta contra o cancro”.

O lançamento deste novo livro intitulado “A Luta Contra o Cancro e as Organizações Internacionais e Nacionais. A Comunicação através da Filatelia”, editado Pelo Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, ocorreu no dia 28 de setembro de 2018, nas dependências do Café Santa Cruz, em Coimbra.
O trabalho, que denota grande brilhantismo por parte do autor, percorre ao longo de suas 222 páginas, os quatro cantos do mundo para nos contar a história das instituições que tem importante papel na prevenção e na luta contra o cancro, câncer como denominamos aqui no Brasil.
Nos últimos 50 anos assistimos lamentavelmente, em todo o mundo, um aumento significativo da incidência do câncer, doença com uma mortalidade elevada e grande impacto social, que acabou ceifando a vida de muitas pessoas que nos são caras.
Segundo o autor:

“as organizações internacionais e nacionais, face a esta “epidemia”, têm desencadeado ações de sensibilização para a prevenção e para o diagnóstico precoce”.

Os selos, inteiros postais, carimbos comemorativos, flâmulas e outras peças filatélicas têm sido uma importante forma de comunicação de mensagens junto as populações e assumem um papel importante em todo o mundo, face o elevado prestígio da filatelia.

Cabe lembrar que o autor, pessoa de fino trato, nativo de Ponta Delgada (Açores), é médico ginecologista e oncologista, foi professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), assim como de várias sociedades científicas – nacionais e internacionais – ao longo das últimas décadas. Atualmente é Presidente do Núcleo Regional Centro da LPCC, bem como, da Comissão de Coordenação da Subespecialidade de Ginecologia Oncológica da Ordem dos Médicos.
No campo filatélico começou a “juntar” selos no ano de 1950, com sete anos de idade e, em 1967, iniciou uma coleção temática sobre “Cancro e Luta Anticancerosa” com numerosas premiações obtidas em exposições nacionais e internacionais.
Noutra postagem publicada aqui no Blog, tivemos a grata oportunidade de resenhar outro livro de sua autoria, estamos nos referindo ao também importante trabalho: “O Cancro e a Filatelia – Educação para a saúde através de mensagens transmitidas em selos e marcas postais”.

Antes de concluirmos a presente postagem, aproveitamos o ensejo e agradecemos ao autor pelo exemplar do presente livro que foi gentilmente enviado a este blogueiro, com uma simpática dedicatória.
Interessados em encomendar um exemplar deste trabalho, poderão fazê-lo através do e-mail:

[email protected]

(Postagem atualizada em: 28/02/2019)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui