O alemão Gerhard Lang-Valchs tem se dedicado ao estudo de uma figura até então pouco conhecida: o espanhol Plácido Ramón de Torres (1847–1910), de cujas mãos surgiram, no século XIX, uma grande variedade de reproduções e falsificações de selos e carimbos de inúmero de países.
Gerhard seguiu o rastro do falsário Ramón de Torres e, como resultado de sua esmerada pesquisa, publicou vários estudos e artigos sobre este personagem e sua obra.
Hoje Gerhard publica os resultados desta pesquisa em um livro fartamente ilustrado, que apesar de sua amplitude e profundidade permanece, como o próprio autor anuncia, provisório, vez que ainda há um bom campo para novas e interessantes descobertas.
O livro cujo título original é ‘Plácido Ramón de Torres. De Foundling a Master Forger‘, nos dá uma visão bem completa do trabalho do falsário espanhol, que usou o pseudônimo Rosendo Fernandez. No entanto, esta obra investigativa abre, sem sombra de dúvidas, novas questões, aponta o caminho para futuras indagações e nos convida efetivamente a fazê-las.

(Gerhard Lang-Valchs)

Gerhard Lang-Valchs, o autor, é graduado em filologia e literatura germânica, hispânica, filologia inglesa e teologia. Publicou vários livros sobre literatura latino-americana e o ensino do espanhol, assim como, se dedicou a pesquisar a história de Andorra (esse foi um dos caminhos que o levou a Ramón de Torres), sobre a qual preparou a sua tese de doutoramento. Publicou dois livros: Andorra entre as Guerras e Boris von Skossyreff. Rei dos Andorranos, agente dos alemães. A lista de obras que dedicou à filatelia e à história postal de Andorra e da Espanha também é vasta.
Vejamos, na sequência o referido trabalho, em sua integralidade. Boa leitura!

 

ET.: Dedicamos postagens, aqui no Blog, a outros dois falsários de selos postais: François Furnier e Jean de Sperati, que sugerimos a leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui