Durante séculos, o serviço postal na Europa foi prerrogativa de duas famílias originárias da região de Bérgamo:
✅ os Paars em Val Seriana e os
✅ Tassos em Valle Brembana.
Não faltaram divergências e polêmicas entre os clãs que duraram quase dois séculos. Agora, o livro intitulado “I Paar di Parre protagonisti delle poste in Europa con i Tasso del Cornello (XVI-XIX sec.)”, que resenhamos, reconstrói exatamente essa história numa pesquisa aprofundada realizada por quatro estudiosos: Renata Carissoni, Raffaella Gerola, Bonaventura Foppolo e Tarcisio Bottani.
O livro, editado por Corponove, é dedicado às famílias antes referidas, que merecem crédito por terem organizado e administrado os correios da Europa durante séculos.

(Caderneta – 1993 – Cornello dei Tasso)

Cabe observar: se por um lado os acontecimentos históricos da família Tasso, graças às pesquisas promovidas pelo arquivo da família de Regensburg e, mais recentemente, pelo “Museo dei Tasso e della Storia Postale di Camerata Cornello”, foram amplamente documentados e ilustrados, inclusive postalmente, o mesmo não aconteceu com o Família Paar, à qual, salvo um pequeno número de monografias e ensaios produzidos na Europa Central, não foram dedicados estudos aprofundados. Na Itália, a atividade multifacetada dos Paars era até agora praticamente desconhecida devido à quase absoluta ausência de investigação, tanto sobre as origens como sobre o desenvolvimento da família em relação à sua atividade postal.
Para colmatar esta lacuna, a Câmara Municipal de Parre encarregou-se de promover trabalhos de investigação, envolvendo a “Comune di Camerata Cornello” e o “Museo dei Tasso e della Storia Postale”, bem como, incentivando a constituição de um grupo de trabalho composto por investigadores de Parre e por gestores e estudiosos do Museu. O resultado da colaboração é o presente volume. Páginas que fornecem um primeiro quadro geral, bastante detalhado e confiável, da história do Paar ao longo de quatro séculos.

(Castèl de Ropendì, casa dos Paar em Parre)

O livro, composto por 256 páginas, está dividido em três partes:
✅ a primeira parte leva em consideração as origens da família e os documentos de meados do século XV relativos aos acontecimentos dos mercadores Belleboni que mais tarde, longe de Parre e da sua terra natal, serão identificados com o nome da sua cidade de origem. Esta seção descreve em particular as figuras de Mondino e dos seus filhos que ocuparam um lugar importante na vida econômica, social e administrativa de Parre.
✅ a segunda parte é dedicada ao nascimento e desenvolvimento da atividade empresarial do Paar no setor postal, que acompanha as etapas da ascensão da família e traça as figuras dos protagonistas, empenhados em organizar o serviço postal de forma generalizada nas áreas atribuídas a eles, ampliando e diversificando as suas competências e simultaneamente adquirindo lucros, privilégios e títulos de nobreza.
✅ a terceira e última parte do volume é dedicada à milenar polêmica que opôs os Paar aos Thurn und Taxis (os descendentes dos Tasso di Cornello) a respeito da identificação dos territórios de respectiva competência na gestão postal do Império. Uma disputa que durou desde o início do século XVII até quase finais do século XVIII entre queixas mútuas, apelos, mediações, pronunciamentos imperiais e tentativas de acordo que essencialmente não conduziram a uma resolução definitiva da questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui