Editado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC – LPCC) e pela Secção Filatélica da Associação Acadêmica de Coimbra (AAC), com o patrocínio da Roche, o livro “O Cancro e a Filatelia – Educação para a saúde através de mensagens transmitidas em selos e marcas postais“, foi lançado no última dia 05 de junho.

(Flâmula)

Durante o lançamento deste interessante trabalho, que ocorreu nas dependências do café Santa Cruz (filatelizado na recente emissão portuguesa dedicada aos Cafés Históricos), em Coimbra, estiveram presentes Vítor Veloso, atual presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Pedro Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Vítor Rodrigues, epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina de Coimbra (FMUC) e Nuno Cardoso, representando a secção de Filatelia da Associação Acadêmica de Coimbra.

(Local do lançamento do livro)

Cabe lembrar que Carlos Freire de Oliveira, o autor da obra, é Açoriano natural de Ponta Delgada, bem como, no campo profissional, é médico ginecologista e oncologista. Foi professor catedrático da FMUC e presidente da LPCC. Muito antes de iniciar a carreira acadêmica, com apenas sete anos, segundo conta, já era colecionador de selos. Em 1967 começou a coleção temática “Cancro e Luta Anticancerosa”, com a qual foi premiado em várias exposições nacionais e internacionais. Ao se referir especificamente ao novo trabalho o Dr. Carlos, afirma que o mesmo é:

(Carimbo Comemorativo)

“um texto médico que tira partido da filatelia como meio de comunicação”.

Ao longo de suas quase 200 páginas, o autor usa as imagens estampadas nos selos, carimbos e outras marcas postais, emitidas em todo o mundo, nas mais diversas épocas (que pertencem a sua coleção), para passar importantes mensagens sobre o câncer, as formas de sua prevenção e tratamento, bem como, o seu diagnóstico.

(Carlos de Oliveira, o autor)

Figuram no livro, por exemplo, selos de charutos cubanos, emitidos pelos correios daquele país, nos anos 30, que promoviam o tabagismo e também selos da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos anos 80, que alertavam para os perigos do câncer.

(Franquia Mecânica)

A obra mereceu aceitação de seus pares. Mais do que “pouco convencional”, no dizer do presidente da LPCC, Vítor Veloso, o mesmo considerou o livro uma ideia “brilhante” dentro do grande objetivo que é a luta contra esta terrível doença.

Veloso, representando um dos coeditores, declarou no lançamento da obra:

(Carimbo Comemorativo)

“Educar para a saúde e contribuir para a literacia da população é o que a Liga tem feito ao longo dos seus 75 anos. Este é, tanto quanto sei, um livro único a nível mundial e um contributo fantástico para esse nosso objetivo”.

Interessados em encomendar um exemplar deste trabalho, poderão fazê-lo através do e-mail:

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui