Com título original em francês “La Poste pendant la Première Guerre mondiale” de autoria de Laurent Albaret, esta bela obra conta com prefácio de Philippe Wahl, Diretor Executivo do Grupo La Poste, e Mauricette Feuillas, Diretora do Museu La Poste.
A partir do mês de agosto de 1914 com o advento do que seria a Primeira Guerra Mundial (WWI), a administração postal francesa passa a desempenhar um papel de liderança no roteamento da correspondência entre famílias e soldados, mantendo assim a moral das tropas elevadas. Algumas palavras, comida, roupas e guloseimas, amizade, amor, conforto ou mesmo terríveis notícias, tudo tinha que chegar aos destinatários. Após uma reorganização no final de 1914 sob a direção de Alphonse Marty, o Correio passou a tratar os bilhões de cartões postais, cartas e encomendas trocadas durante os quatro anos de guerra, através da mobilização de pessoal civil e militar, de forma contínua apesar do conflito.

Fruto de uma trabalho de dois anos de pesquisa histórica, alicerçado em documentos pouco conhecidos do grande público e quase 200 ilustrações, este livro traça uma imagem em movimento da história do Correio durante esta terrível guerra, já que a organização das estruturas postais deu-se desde os primeiros meses do conflito, sendo uma importante presença perto de uma sociedade francesa traumatizada. Enfatiza tanto a importância da estrutura, bem como, da correspondência, ilustrando assim o compromisso infalível da Correios num momento necessário de coesão nacional.
Na sequência uma visão de uma das páginas internas desta bela e bem acabada obra:
Editorial: YVERT & TELLIER
I.S.B.N: 2868142583
Páginas: 148
Publicação: 25 de outubro de 2016
Idioma: