Não há, por certo, escassez de material de referência que versem sobre o mais famoso erro verificado em selo postal dos Estados Unidos: o Jenny invertido (aqui no Blog já o referenciamos mais de uma vez). Ainda assim, 100 anos após o selo ter sido emitido e o erro ter sido descoberto, é sempre interessante ver uma nova obra literária que se concentra nele, estamos nos referindo a “Stamp of the Century”, de autoria de Kellen Diamanti e Deborah Fisher.

(As autoras – foto publicado no https://www.linns.com/)

O que distingue esse novo livro dos outros é como a presente obra ajuda a preencher a lacuna entre a filatelia e um público muito maior, por meio do uso de itens adicionais notadamente não filatélicos.
No primeiro dia de qualquer curso universitário sobre jornalismo investigativo, os especialistas ensinam aos novatos: sigam o dinheiro. E isso desempenha um significativo e importante papel nesta nova obra.
Segundo os autores, o livro:

“relata as histórias de colecionadores e comerciantes apaixonados, mulheres da sociedade, capitães da indústria e até ladrões e assassinos que compraram, venderam, roubaram, cercaram e mutilaram o Jenny Invertido”.

A parte inicial do livro explora os primeiros pioneiros do correio aéreo e também examina o selo emitido para o correio aéreo: o Jenny.
O livro retrata algumas imagens da prova do selo emitido, juntamente com um ensaio dos arquivos do Bureau of Engraving and Printing.
Do lado não-filatélico, muitos capítulos mergulham na vida daqueles que eram zeladores de selos que tinham em seu poder o Jenny Invertido. É incrível ler por que as pessoas queriam participar dessa história do erro de selo mais famoso ao possuir um.
Entrevistas com descendentes de donos do erro de Jenny invertido ajudaram a desenterrar histórias nunca antes ouvidas que acrescentaram muito à tradição do selo.
Diamanti e Fisher também consultaram os especialistas no assunto Cheryl Ganz e Joe Kirker para fornecer um feedback sobre o livro.
O Selo do século, num tradução livre para o português, é uma obra com 403 páginas e com ilustrações coloridas por toda parte. Foi publicado pela American Philatelic Society e está referenciado em seu site. Não incluindo os custos de envio, o livro monta em US $ 19,99 para os membros da APS e US $ 24,99 para os não-membros.
Abaixo segue o cartaz promocional desta obra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui