Contar o mundo dos correios para as crianças, este é o objetivo deste livro. A editora Topipittori, especializada em lidar com esse tipo particular de público, em colaboração com o Museo dei Tasso e della Storia Postale di Camerata Cornello, produziu a obra, de autoria de Giusi Quarenghi, intitulada “Veloce e lontano. Storia di lettere, messaggi e messaggeri.” (Rápido e Longe – História de cartas, mensagens e mensageiros – numa tradução livre), que hoje resenhamos.
O trabalho, impresso em grande formato, com desenhos coloridos assinados por Otto Gabos, ao longo de suas 32 páginas, conta-nos a grande aventura do serviço postal, realizado pela família Tasso, que partiu de um vilarejo remoto entre as montanhas e se tornou um dos motores das comunicações e do desenvolvimento econômico e social, primeiro europeu e depois global.

Cabe contextualizar que vila Cornello dei Tasso, está localizada no Vale Brembana, a cerca de 30 km de Bergamo. Seu nome homenageia a geografia (cornel é em dialeto bergamasco o esporão rochoso onde o pitoresco vilarejo se agarra) e a história (lá, no século XIII, abrigou-se, estabeleceu-se e prosperou em diversas e lucrativas atividades, a ramificada família dos Tasso, da qual surgiriam também Bernardo e Torquato, pai e filho, ilustres poetas e escritores).

O núcleo vital da vila de pedra é composto por uma longa rua porticada, que desde a Idade Média abrigava o mercado mais importante do vale alto, pela igrejinha românica com afrescos e torre campanária, algumas casas e um museu: o museu dos correios.

É a partir desta localidade que começou a grande aventura dos Tasso, como inventores e promotores do serviço postal.

Partindo deste pequeno vilarejo, os Tasso deram forma a uma “rede postal” que se estendia da República Sereníssima de Veneza a Roma e ao Estado Pontifício e, para o norte, a Innsbruck e Bruxelas, fornecendo, por mais de três séculos, serviços postais em todo o território europeu, as autoridades da época (imperadores, príncipes, papas, nobres, banqueira, comerciantes e notáveis) – mas também, progressivamente, aos simples mortais capazes de pagar. Foi uma empreitada de grande sucesso e os Tasso dela obtiveram riqueza e fama, além do título nobiliárquico de príncipes do império, com o nome de Thurn und Taxis.

Nas página do livro, ricamente ilustradas como podemos ver, temos uma história cheia de aventuras e em constante transformação, graças aos meios técnicos, à disseminação do conhecimento, às descobertas científicas, ao progresso tecnológico, à expansão dos espaços habitados, à mudança de costumes e ideias, à necessidade de trocas e relacionamentos, fossem eles comerciais, políticos, culturais ou mesmo afetivos …
Em suma, o jovem leitor verá que toda esta rica aventura está contido na palavra “comunicação” como nos mostra o livro!
