Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo, é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, fazendo fronteira com Bélgica, França e Alemanha.
Trata-se, nos dias de hoje, de uma democracia representativa parlamentar tendo um grão-duque como monarca constitucional e sendo o único Grão-Ducado ainda existente no mundo.
Porém as coisas poderiam ter sido diferente e hoje poderíamos estar diante de uma República, porque em 28 de setembro de 1919 a população local foi chamada a se manifestar, através de um referendo, sob dois aspectos diversos.
O primeiro dizia respeito à estrutura a ser dada ao Estado. Os eleitores, com 77,80 %, preferiram manter a fórmula de Grã-Ducado, confirmando a dinastia representada pela grã-duquesa Charlotte.
A outra questão proposta dizia respeito a assuntos econômicas, considerando o fim da união aduaneira com a Alemanha. O país era pequeno demais e deveria continuar apoiando-se em um vizinho maior, mas qual? França ou Bélgica? A escolha da população favoreceu Paris com 73% dos sufrágios no referendo, mas o interlocutor recusou. Era necessário, portanto, recorrer a Bruxelas: o acordo foi assinado em 25 de julho de 1921.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

A dupla consulta é lembrada através da emissão postal que ilustra a presente postagem, com valor facial de 80 centavos de Euro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui