Em 06 de maio último, a Post Luxembourg lançou dois selos comemorativos que resgatam a grandiosidade de seu passado galo romano. A emissão integra a série PostEurop 2025, cujo tema, como já frisamos inúmeras vezes aqui no Blog, são as descobertas arqueológicas, e apresenta duas preciosidades históricas do país: o teatro de Dalheim (antiga Ricciacum) e a vila de Schieren. Os selos, com valores faciais de 1,20 € e 1,70 € (L50g e E50g), foram emitidos em mini folhas de 10 unidades, com design da agência Créa.
O primeiro selo homenageia o teatro galo romano de Dalheim, um dos mais relevantes sítios arqueológicos do Grão Ducado. Descoberto por acaso em 1985, o teatro remonta ao início do século II e impressiona por seu estado de conservação. Com capacidade para até 3.000 espectadores, ele cumpria funções não apenas culturais, mas também religiosas e administrativas, sendo o verdadeiro coração da vida pública regional durante mais de dois séculos.
O segundo selo, por sua vez, retrata a vila galo romana de Schieren, uma construção monumental que reflete o apogeu arquitetônico e social da época. Com mais de sete hectares de extensão, o sítio abriga treze edificações anexas, entre elas um complexo termal com piscinas aquecidas. O edifício principal possuía um elegante colunato aberto e interiores ricamente ornamentados com murais coloridos de inspiração mitológica, figurativa e geométrica. Destacam-se ainda os restos de um sofisticado piso de mosaico multicolorido, testemunho vívido da arte decorativa do período.
Cabe ainda observar, que o termo galo romano descreve a cultura romanizada da Gália sob o controle do Império Romano. Ela foi caracterizada pela adoção ou adaptação por parte dos gauleses dos costumes e modo de vida romanos em um contexto gaulês único.