Os Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau lançou, no dia 27 de Julho último, a emissão filatélica intitulada “Mestres da Literatura Chinesa – Tang Xianzu”.

Tang Xianzu (1550-1616) nasceu em Linchuan, Província de Jiangxi. Aos 21 anos de idade passou no exame provincial e aos 34 no mais alto nível do exame imperial, obtendo o grau acadêmico “Jinshi”, o que lhe permitiu aceder aos mais elevados cargos da administração. Ao longo da sua carreira profissional, Tang Xianzu assumiu diversos cargos na corte imperial.
Em 1591, tendo apresentado ao Imperador Wanli (neto do Imperador Jiajing) um relatório com fortes críticas a outros altos oficiais e à atuação da corte, este, irado, despromoveu-o a “Dianshi”, o nível mais baixo e insignificante de um cargo oficial a ser nomeado pelo imperador. Ficou responsável pela captura de criminosos e assuntos prisionais, indo exercer as novas funções na cidade Xuwen, na Península de Leizhou, Província de Cantão. A caminho de assumir o novo cargo, Tang Xianzu passou por Macau, onde visitou a Igreja de São Paulo, e incluiu a cidade na sua conhecida obra dramática “Pavilhão das Peônias”.
Tang Xianzu, com esta inédita viagem, foi o primeiro autor chinês a ter contato com estrangeiros em Macau. Dedicou quatro poemas de sete caracteres à cidade, que se revelam importantes registos e referências sobre a história, sociedade e vida de Macau no tempo do Imperador Wanli, Dinastia Ming.
A emissão é composta por um conjunto de quatro selos que ilustram as experiências de Tang Xianzu materializados nos quatro dramas poéticos Yuanqu:
✏ “Pavilhão das Peônias”,
✏ “Registo do Ramo do Sul”,
✏ “Registo de Handan” e
✏ “Lenda do Gancho de Cabelo Púrpura”,
O bloco, por sua vez, ilustra a sua passagem pela cidade de Macau. A tiragem da emissão é 250.000 exemplares, incluindo selos e bloco. O design gráfico desta novidade filatélica é de autoria de Chan Chi Vai. A impressão, por sua vez, ficou a cargo de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.