A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau lançou, no último dia 25 de março, a série filatélica intitulada “Festividades – Festa de Kun Iam”.
Em toda a China, em diferentes datas do calendário lunar, realizam-se quatro festas anuais em honra de Kun Iam, a Deusa da Misericórdia (divinizada pelo “imperador de Jade”), vejamos:
19 de fevereiro (aniversário),
19 de junho (iluminação),
19 de setembro (Nirvana) e
19 de novembro (protetora dos navegantes).
Nas datas referenciadas, são muitos os ritos religiosos e as celebrações nos templos dedicados a esta divindade. O dia 19 de fevereiro, data de nascimento de Kun Iam, é especialmente festejado com grandiosas celebrações.
Em Macau, cabe observar, esta divindade tem um dos maiores e mais ricos templos budista edificado em sua hora, cuja construção remonta-se ao século XVII.
Avalokiteśvara, a Bodhisattva da compaixão, da misericórdia e do perdão, é a que liberta os seres de suas perturbações e sofrimentos.
A entidade dispõe de poderes de onipresença e assume, sempre que disso necessite, a forma que quiser, ora nova, ora velha, para melhor poder ajudar os seus seguidores, incluindo a feminina, Kun Iam. É também representada com mil braços e mil olhos, “que a todos acolhe e que tudo vê”.
Particularmente, em Macau, é frequentemente designada por “Nossa Senhora dos chineses budistas”.

A presente emissão filatélica, com tiragem de 250000 exemplares, é composta por um conjunto de dois selos e um bloco, reproduzidas nesta postagem. Nas gravuras da emissão temos reproduções de imagens das obras do pintor de Macau Sou Farong, representando três diferentes manifestações de Kun Iam:
Kun Iam com Lótus,
Kun Iam com Ramo de Salgueiro e
Kun Iam Tranquila, no bloco.

O design gráfico é dos Serviços Técnicos dos Correios e Telecomunicações de Macau e a impressão é de Cartor Security Printing (França).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui