A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Macau (Macau Holy House of Mercy) comemora, em 2019, os 450 anos de sua fundação. A instituição beneficente foi criada, em 1569, por Dom Belchior Carneiro, o primeiro bispo de Macau. A mesma segue firme, até os dias de hoje, no seu firme propósito de ajudar os mais necessitados, em especial por intermédio das instituições que gere, isto é:
✅ o Lar Nossa Senhora da Misericórdia, que acolhe idosos,
✅ o Centro de Reabilitação dos Cegos,
✅ a creche bilingue para crianças com idade compreendida entre os 06 meses aos 03 anos de idade e
✅ o centro cívico.
Temos ainda, compondo sua estrutura:
✅ o Núcleo Museológico, aberto a visitação pública no edifício-sede, localizado em pleno Centro Histórico de Macau, contando um rico acervo de Arte Sacra e
✅ a loja social, criada em 2013, que com o apoio de patrocinadores, distribui mensalmente, milhares de cestas básicas a centenas de famílias carentes.
Para imortalizar esta comemoração, os Correios e Telecomunicações de Macau emitiram no último dia 15 de maio a série composta de quatro selos e um bloco filatélico comemorativos, que ilustram esta postagem. A emissão retrata não somente as atividades sociais da instituição, mas também a sua função religiosa e cultural que estão enraizadas na vida da comunidade local.

Trata-se de um trabalho artístico de Lok Chong, contando com impressão de Cartor Security Printing, da França. A tiragem do conjunto (selos e bloco) é de 250000 exemplares.
Além dos selos e bloco, foram lançaram ainda uma mini folha composta por quatro séries numa disposição interessante. Compõe ainda a emissão o usual envelope de primeiro dia (FDC).