A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau lançou, no dia 06 de junho passado, a emissão filatélica intitulada “Cinco Animais Auspiciosos da China Antiga”.

Inicialmente devemos observar que a palavra “auspicioso” significa “esperançoso”, “próspero”.
Daí cabe concluir que animais auspiciosos são seres míticos de bom agouro, que trazem a boa sorte. A veneração dos animais auspiciosos pelo povo da China Antiga representa o simples e puro desejo de paz, felicidade, saúde e sorte. O culto de imagens dos animais auspiciosos é um fenômeno cultural comum na História dos seres humanos, desde os tempos remotos até à atualidade.
Esta série é composta por um conjunto de cinco selos e um bloco comemorativo, os selos ilustram os cinco animais auspiciosos mais referidos nos mitos e lendas da China Antiga, que são:
✅ o Dragão,
✅ a Tartaruga,
✅ a Fênix,
✅ o Pixiu (recorda um leão alado e forte) e
✅ o Qilin (criatura quimérica).
O bloco, que ilustra a chamada desta postagem, por sua vez, é composto pelos cinco animais auspiciosos, ilustrando-os a empregarem a sua força para se garantir a riqueza, a saúde, a paz e a prosperidade a todas as pessoas.

Trata-se de um trabalho artístico de Helena Man In, Ng, com impressão de Royal Joh Enschedé Security Print, sediada na Holanda. A tiragem é de 200.000 conjuntos.