Os Correios de Macau despediram-se de mais de quatro séculos de administração portuguesa com a série “Macau – Retrospectiva”, emitida no dia 19 de dezembro de 1999.
Os selos foram os últimos a exibir a designação “Macau – República Portuguesa”, entretanto um pouco antes da transferência de administração, a autoridade postal local esteve no centro de um lamentável equívoco, ao ver-se obrigada a recolher a emissão filatélica comemorativa dos 500 anos da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, que ilustra a chamada da postagem, de autoria de Vítor Marreiros. A razão? Simples um erro tão evidente que passou despercebido. Lançados exatamente no dia 20 de maio de 1998, os selos celebravam a chegada de Vasco da Gama a Calicute em 1598. Isto mesmo, um erro de um século.
Em 04 de setembro do mesmo ano, a Direção dos Serviços de Correios de Macau colocou em circulação uma nova emissão, como mesmo desenho, porém com a data já corrigida, 1498.
Cabe lembrar que o erro ocorreu também no bloco emitido com o mesmo propósito, que igualmente foi corrigido pela administração postal local.