As máquinas de costura (Machine à coudre), que conhecemos hoje em dia, tiveram início no ano de 1830, através de um alfaiate francês chamado Barthélemy Thimonnier (19 de agosto de 1793 em L’Arbresle, Rhône – 5 de julho de 1857 em Amplepuis).

Eram acionadas à mão, mas já eram uma ajuda significativa para quem costurava na ápoca.
A máquina continha uma agulha de ponta dupla e através de uma roda movida por uma alavanca, era posta para funcionar.

Um dos primeiros clientes a usarem o invento foi o exército. Rapidamente eram confeccionados uniformes e demais itens. A iniciativa deste alfaiate foi tão útil, que possibilitou um aumento de seus negócios, mas também despertou a inveja de seus colegas. Por sentirem-se prejudicados pela novidade, puseram fogo em sua fábrica e ele quase foi linchado por causa de seu sucesso.
O alfaiate teve de fugir para a Inglaterra e tentou oferecer os serviços de sua máquina e vendê-la ao exército americano, mas sem resultados. Regressou ao seu país pobre, mas mesmo com tantas dificuldades enfrentadas desde que realizou este importante feito, Thimonnier não desistiu, pelo contrário, deu início então à melhorias no seu invento.
Um deles levou a máquina de costura a fazer 200 pontos por minuto. Muitos outros inventores chegaram a fazer o mesmo. O americano chamado Walter Hunt, quase na mesma época de Thimmonnier, também desenhou uma máquina para pespontar, mas como faltava dinheiro para investir, esta não chegou a ser comercializada.
Então, em 10 de setembro de 1846, Elias Howe (9 de julho de 1819 — Brooklyn, 3 de outubro de 1867) realmente pôs para frente o projeto da máquina de costura.
Ele patenteou um modelo de lançadeira que era sincronizada com agulha.
E assim, muitos começaram a introduzir cada vez mais modernidades à este invento considerado essencial hoje à qualquer profissional da costura e que passou a dominar o mercado mundial.

É impossível realizar trabalhos com roupas sem uma máquina de costura.

Daí foram surgindo também outros tipos de máquinas para cada trabalho específico que antes eram feitos somente à mão, como os bordados.

Há máquinas de bordar que realizam um trabalho com perfeição e rapidez, criando lindas e detalhadas peças.

Cada máquina específica possibilita ao profissional criar, seja em casa, seja em uma indústria ou atelier lindos trabalhos com roupas, de forma sofisticada e em grande escala.

Podemos afirmar com absoluta certeza, que a máquina de costura é um dos melhores inventos que podemos ter hoje.

Na sequência, antes de concluir esta postagem, segue um vídeo produzido pelo Museu do Correio Francês acerca deste a invento e da homenagem postal a seu inventor:
(Postagem atualizada em: 25/08/2019)