Caso você, meu caro leitor, não consiga imaginar um correio como um palácio, reveja suas ideias no que concerne o Palácio Postal da Cidade do México, também conhecido como “Quinta Casa de Correos”.

Trata-se de uma belíssima construção já centenária, retratada em diversos selos postais mexicanos, …

… fruto do trabalho meticuloso de dezenas de artesãos ao elaborar cada pedaço de madeira, pedra e metal, criando um conjunto com uma inigualável elegância arquitetônica.

A construção do Palácio Postal principiou em 1902, no local onde antes ficava um hospital franciscano.

O Presidente da República Porfirio Díaz escolheu o arquiteto italiano Adamo Boari e o engenheiro militar mexicano Gonzalo Garita y Frontera para criar uma estrutura moderna, porém funcional, …

… que atendesse às crescentes necessidades de comunicação de uma época em que se descortinavam grandes mudanças no comércio e na tecnologia, e não apenas na cidade, mas por toda o país e no mundo.

Cinco anos depois, mais precisamente no dia 17 de fevereiro de 1907, foi  inaugurada esta belíssima combinação de arquitetura funcional, muito eclética, com elementos proveniente de diversos estilos, dentre eles gótico, art nouveau, rococó, renascentista, …

Podemos observar em sua fachada a presença de pedra de cantaria provenientes da cidade de Pachuca, decorada com janelas arqueadas, gárgulas, lamparinas de bronze em formato de dragões e um telhado delicadamente ameado.

Acima da entrada principal do belo edifício postal, temos um enorme relógio que foi importado e montado por “La Perla Joias”.

Já no interior do prédio, podemos admirar o chão de mármore, …

… as grandiosas escadarias curvadas com corrimãos lindamente decorados em cobre e bronze, assim como os detalhes do teto logo abaixo do telhado de vidro.

Tudo é iluminado por luzes douradas e recebeu um novo toque após uma grande reforma realizada no ano de 1996.

O Palácio Postal fica localizado no centro histórico da Cidade do México, a leste da Alameda Central. O local é aberto todos os dias, do meio da manhã até o fim da tarde. A entrada é franca, sediando atualmente a Diretoria Geral do Serviço Postal Mexicano (SEPOMEX).

Este ano o SEPOMEX, emitiu o selo postal que ilustra a chamada desta postagem, para comemorar mais um aniversário, o de número 112, deste que é considerado, desde de 04 de maio de 1987, como um Monumento Artístico Nacional. No mesmo podemos ver dois dos afrescos que o pintor italiano Bartolomé Gallotti colocou no que era a sala de reuniões da direção-geral dos correio mexicanos. A nova emissão, lançada no dia 17 de fevereiro último, é fruto do trabalho da designer postal Ana María Cuellar Ocaña.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui