O Museu de Filatelia de Oaxaca (MUFI) é um recinto museográfico, de natureza privada, localizado na cidade de Oaxaca (México).
Trata-se do único museu do gênero existente na América Latina sendo reconhecido por seu compromisso com a conservação, promoção e disseminação da filatelia e suas múltiplas expressões.
Foi fundado em 09 de julho de 1998 no Centro Histórico da cidade de Oaxaca, por iniciativa da Fundação Alfredo Harp Helú Oaxaca, que doou a primeira coleção para a nova entidade, acervo este que pertencia a Alfredo Harp Helú.
O MUFI conta com uma biblioteca especializada em filatelia, denominada José Lorenzo Cossío y Cosío.
A gênese do museu deu-se em 1996 a partir de uma exposição filatélica da coleção de Alfredo Harp Helú, que teve lugar no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca. Em 1998, a Fundação Harp Helú montou uma casa, que era a antiga sede do Jornal Oficial do Estado, localizada perto do antigo convento de Santo Domingo para abrigar o museu. O edifício foi reformado em 1998 e em 2001, desta vez com arquitetura de Daniel López Salgado e museografia de Martha Ellion e Alejandra Mora Velasco.
O acervo do museu é composta por cerca de 200.000 peças, incluindo um Penny Black, o primeiro selo postal do mundo e o primeiro selo emitido no México, bem como uma coleção completa das emissões mexicanas desde 1856.
O MUFI tem os seguintes espaços:
✅ grande sala de exposições temporárias
✅ pequena sala de exposições temporárias
✅ sala polivalente
✅ sala de arte postal
✅ clube filatélico
O Website do mesmo pode ser acessado no link abaixo: