No dia 11 de abril de 2025, a Poșta Moldovei lançou a emissão, objeto desta publicação, composta de dois selos comemorativos, homenageando a impressionante cultura Cucuteni-Tripillia, uma das mais fascinantes expressões arqueológicas da pré-história europeia, datada entre o 5.º e o 4.º milênios antes de Cristo. Esta civilização se espalhou pelos territórios atuais da Romênia, da República da Moldávia e da Ucrânia, caracterizando-se por grandes assentamentos, com complexas estruturas internas e notável habilidade artesanal, especialmente na produção de cerâmicas decoradas com motivos ligados às crenças mágico-religiosas da época.
Os dois selos moldavos, com valores faciais de 5,00 e 12,00 leus moldavos (MDL), foram disponibilizados tanto em mini-folhas compostas de 10 selos cada quanto em cadernetas contendo 4 selos, organizados em folhas-souvenir compostas por dois pares.

A ilustração do selo de 5,00 MDL apresenta um delicado pingente de cobre, datado do 5.º milênio a.C., descoberto na localidade de Cărbuna, distrito de Anenii Noi, atualmente preservado no Museu Nacional de Etnografia e História Natural. Já o selo de 12,00 MDL retrata uma impressionante estátua antropomorfa, originária do 4.º milênio a.C., encontrada em Ofatinți (distrito de Rîbnița) e hoje parte do acervo do Museu Nacional de História da Moldávia.

Com esta emissão, a Moldávia não apenas enriquece sua participação no circuito PostEurop 2025, como também presta um importante tributo a um dos capítulos mais ricos e misteriosos da herança cultural da Europa Oriental. A arte de Eugeniu Verebceanu, responsável pela concepção gráfica dos selos, traduz o misticismo das antigas comunidades Cucuteni-Tripillia, convidando colecionadores e apreciadores da história a redescobrir um legado de valor inestimável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui