O Office des Émissions de Timbres-Poste, lançou no dia 26 de fevereiro último, dois selos dedicados a marcar o “Centenário da Morte do Príncipe Albert I”, acontecimento que será assinalado com várias manifestações culturais e científicas no principado e que ocorrerá em 2022.
Estas emissões destacam o relevante papel que o Príncipe de Mônaco desempenhou na defesa da cultura, dos oceanos e da paz.
Assim temos o selo, acima reproduzido, com valor facial de 2,12 Euros, que celebra o centenário do discurso que o príncipe Albert I proferiu sobre os oceanos, nas dependências do Museu Smithsonian, em Washington, no dia 25 de abril de 1921. Naquele momento o monarca já alertava para a exploração dos mares com as novas tecnologias. O selo, com tiragem de 40.000 exemplares, tem trabalho artístico de Sophie Beaujard.
Como defensor da paz, por sua vez, Albert I tentou de forma diplomática melhorar as relações franco-germânicas que se deterioravam a passos largos, participando nas regatas de vela de Kiel com o Imperador Guilherme II da Alemanha. Este fato é assinalada no selo que ilustra a chamada desta postagem, que tem tiragem de 35.000 exemplares, valor facial de 2,56 euros e que teve desenho e gravação a cargo de Martin Mörck.