O Maio Amarelo, cujo símbolo é um fitilho nesta cor, é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a necessidade de redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

Objetiva basicamente chamar a atenção da sociedade, como um todo, para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

(Inteiro Postal)

Procura tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e assim estimular, desta forma, a participação de órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações, bem como, a sociedade civil organizada.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.

O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes.

Também é em maio realizada desde 2013 a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nélson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

A cor amarela, por sua vez, é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

(Franquia Mecânica)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui