A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora – CITES), também conhecida por Convenção de Washington, é um acordo multilateral assinado na capital americana, no dia 03 de março de 1973, agrupando um grande número de Estados, tendo como objetivo assegurar que o comércio de animais e plantas selvagens, e de produtos deles derivados, não ponha em risco a sobrevivência das espécies nem constitua um perigo para a manutenção da biodiversidade. Este acordo Internacional comemora no ano de 2023 seu aniversário de 50 anos. Para celebrar essa data, a Administração Postal das Nações Unidas lançou no dia 03 de março último, aliás como habitualmente procede nos últimos 25 anos, o lançamento de selos com espécies da fauna e flora mundial ameaçadas de extinção.
Esta emissão objetiva alertar o mundo para as espécies ameaçadas, promovendo a sua proteção, bem como, da biodiversidade. Estes doze selos agora lançados, apresentam ilustrações do artista chinês Rlon Wang, que também assinou a emissão de 2019. Os selos emitidos para a sede da ONU, em Nova Iorque, mostram:
✅ a Aloe do cabo (Aloe ferox);
✅ o Crocodilo de Morelet (Crocodylus moreletii);
✅ a Águia careca (Haliaeetus leucocephalus); e
✅ o Carneiro selvagem (Ovis canadensis).
Os selos lançados para Genebra destacam:
✅ a Dalbergia (Dalbergia saxatilis);
✅ a Tartaruga verde (Chelonia mydas);
✅ o Cavalo de Przewalski (Equus przewalskii); e
✅ o Condor da Califórnia (Gymnogyps californianus).
Os selos de Viena, por sua vez, evidenciam:
✅ a Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae);
✅ a Fura-neve gigante (Galanthus elwesii);
✅ o Lince ibérico (Lynx pardinus); e
✅ o Antílope saiga (Saiga tatarica).
O trabalho de design gráfico ficou por conta de Rorie Katz, enquanto o trabalho de impressão foi executada por Royal Joh. Enschedé Security Print, sediada na Holanda.